ROBÔS COMEÇAR TAMBÉM A CARREGAR E DESCARREGAR CAMINHÕES

ROBÔS COMEÇAR TAMBÉM A CARREGAR E DESCARREGAR CAMINHÕES O velho processo de carregar e descarregar caminhões, quase todo executado de forma manual, com apoio…




ROBÔS COMEÇAR TAMBÉM A CARREGAR E DESCARREGAR CAMINHÕES

O velho processo de carregar e descarregar caminhões, quase todo executado de forma manual, com apoio de equipamentos pouco sofisticados, pode estar chegando ao fim.

A agência Bloomberg publicou matéria dando conta que na guerra pelo domínio da logística do comércio eletrônico, as transportadoras FedEx e UPS apostam na automação para enfrentar uma ameaça potencial da Amazon, que pode aumentar sua presença também nessa área. A automação, no caso, visa resolver um problema crucial nessa área, o processo de carregar e descarregar caminhões.

Fabricantes de robôs estão trabalhando para resolver esse problema: a Siemens e a Honeywell construíram máquinas que puxam pacotes da traseira de um reboque e os colocam em esteiras transportadoras, avisando quando os pacotes estão prontos para triagem. Fabricar robôs que podem fazer carregamentos em caminhões é mais complicado, embora superar esse obstáculo pareça não estar longe. O maior desafio está no fato de que cada pacote é diferente em tamanho, forma, peso e material.

Os dispositivos de carregamento automatizado levaram anos para serem desenvolvidos e ainda não foram suficientemente aperfeiçoados, refletindo a dificuldade de trabalhar com uma variedade de pacotes empilhados de forma diferente de caminhão para caminhão. As máquinas também precisam de espaço dentro dos centros logísticos e depósitos que já estão repletos de equipamentos. A máquina da Siemens requer modificações nos reboques; o equipamento da Honeywell não exige alterações, mas não é tão rápida no descarregamento.

O aparelho da Honeywell é um gigante sobre rodas que tem uma série de ventosas para pegar pacotes empilhados. Funciona com a maioria dos reboques e descarrega tão rápidamente quanto um trabalhador fazendo isso manualmente – um vídeo mostrando-o em operação pode ser visto aqui.

Resolver o quebra-cabeça tridimensional de carregar um reboque é mais difícil do que descarregar um, como dissemos. No entanto, a startup Dorabot, que tem financiamento do gigante chinês do comércio eletrônico Jack Ma, está testando a tecnologia de carregamento automatizado com dois clientes.

Os robôs da startup, que usam inteligência artificial e podem carregar 400 pacotes por hora em um reboque, estão sendo aperfeiçoados; sua entrada no mercado está prevista para dentro de um ano e meio.

Outros concorrentes de menor porte estão na briga por esse mercado, que promete ser acirrada – um exemplo é o da máquina da Wynright, que pode ser vista aqui.

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