MAIS TECNOLOGIA NO CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

A NATS (National Air Traffic Services, https://www.nats.aero) é uma empresa privada britânica, da qual o governo detêm uma pequena participação acionária (4%), alem de uma “golden share” – autoridade para vetar decisões que forem contra os interesses do país.

A NATS é responsável pelo controle do tráfego aéreo e serviços correlatos naquele país e em outros; no ano de 2018, atendeu, apenas no Reino Unido, 2,52 milhões de voos, com mais de 250 milhões de passageiros.

Na atualidade vem adotando ferramentas de tecnologia da informação que permitam tornar o tráfego aéreo mais fluido, permitindo que os aviões regulem sua velocidade quando ainda muito longe dos aeroportos, evitando “congestionamentos” em que os aviões ficam circulando sobre o aeroporto esperando sua vez de pousar, o que gera gastos inúteis de combustível e aumento da poluição.

Essas ferramentas permitem também otimizar a altitude a que os aviões voam, aproveitando as correntes aéreas com os mesmos objetivos – economia de combustível e redução da poluição. Também tornam possível que aviões voem mais perto uns dos outros e utilizem rotas mais diretas, sem perda da segurança e com os ganhos acima mencionados.

Tudo isso permitiu que nos últimos anos, no espaço aéreo do Reino Unido, fossem geradas economias da ordem de US$ 175 milhões, apenas em combustível; também deixaram de ser geradas cerca de 228 mil toneladas de CO2.

A NATS conta com mais de 4 mil funcionários, dos quais 1,7 mil controladores de voo. Uma interessante animação dá uma visão geral dos serviços que a empresa presta.